O que é ser ARRASO?

27/09/2014 22:21

Por definição, ARRASO vem do verbo arrasar, destruir, arruinar, porém na forma verbal coloquial, é considerado um adjetivo que faz referência a algo positivo, ideal, de proporções exatas, que gera sentimento de satisfação/felicidade, quando alguém diz "Você está um arraso", está na verdade querendo dizer que você está muito bem, na medida certa.

Para muitos mergulhadores, ARRASO, nada mais é, que um estilo de vida; um somatório de todas as habilidades essenciais que precisam ser desenvolvidas, para que a atividade seja praticada com segurança, conforto e diversão.

ARRASO é um acrônimo que sintetiza essas principais habilidades: A (atitude); R (respiração); R (respirar); A (aquacidade); S (stress) e O (orientação). Nada mais justo então, do que analisarmos cada uma dessas características.

Atitude -> A responsabilidade de um mergulhador para com seus limites físicos, fisiológicos, de tempo e profundidade; manutenção de conhecimento e de seus equipamentos próprios, preocupação com seu bem-estar e o de seu dupla, entre outros exemplos.

Respiração -> Do ponto de vista da fisiologia, respiração é o processo pelo qual um organismo vivo troca oxigênio e dióxido de carbono com o seu meio-ambiente. Do ponto de vista bioquímico, respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que possa ser usada nos processos vitais.

Respirar -> Habilidade essencial que precisa ser desenvolvida, para que o mergulhador possa facilitar sua adaptação ao meio subaquático.

Aquacidade -> É o domínio que o mergulhador precisa ter para controlar sua flutuabilidade (o que nem precisamos dizer o quanto é importante e o quanto depende da habilidade anterior.)

Stress -> É de extrema importância que haja treinamento e preparo, para "Parar, pensar e agir" em situações adversas, que podem acontecer antes, durante ou depois da prática da atividade. É legal lembrar, que ninguém está livre de incidentes, porém é preciso saber como reagir perante eles, para que um somatório de "erros" ou até mesmo "azar" não se transforme em um acidente.

Orientação -> É essencial para um mergulho seguro que esta habilidade esteja bem fixada á rotina de um bom mergulhador. É necesário que este, saiba planejar seu mergulho, de forma a voltar para O SEU barco, independente do tipo de planejamento (costão, perfil quadrado, multinível, lajeado...)

Os termos mencionados acima estão interligados em uma sequência lógica e ordem de prioridade, devendo ser utilizados como parâmetro para medir sua performance.

Todos já devem ter ouvido algum de nossos instrutores falar que "apenas você pode afirmar que seu mergulho está sendo seguro", logo, vale perguntar: "Eu sou um mergulhador ARRASO?", "O que falta para que eu melhore minhas habilidade na água?"

E lembre-se, nãod eixe de praticar, de renovar seus conhecimentos e se divertir muuuuito, afinal, essa é a proposta inicial!


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!