Hipercapnia

27/09/2014 22:12

Você sabe o que é hipercapnia?

Então pare, descanse, respire lenta e profundamente e leia este artigo.

Lembra que a pedra de toque do mergulho é respirar lenta e profundamente? Pois é, a hipercapnia é o excesso de dióxido de carbono no sistema cardiorespiratorio, que no mergulho autônomo pode ser causado pelo esforço físico excessivo ou por não conseguir respirar lenta e profundamente.

Um volume corrente respiratório pequeno (respiração curta e rápida), diminuição da eliminação do dióxido de carbono levando a uma alta concentração de ar morto (ar contido nos espaços de vias aéreas) e um aumento na produção de dióxido de carbono (esforço excessivo) podem criar uma situação em que a produção de dióxido de carbono é mais alta que o seu sistema respiratório pode eliminar.

Por sua vez o seu centro de reflexo respiratório estimula você a respirar mais rápido para tentar eliminar este excesso de dióxido de carbono. Como o ar é mais denso na profundidade, seu diafragma e outros músculos respiratórios precisam trabalhar mais intensamente para vencer a resistência causada pela turbulência, o que aumenta ainda mais a produção de dióxido de carbono.

Este circulo vicioso só será rompido se você parar e se acalmar, para dar chance a que seu sistema respiratório possa fazer as trocas gasosas adequadamente. O que significa voltar a um padrão respiratório lento e profundo.

E quais seriam os sintomas que poderiam chamar atenção para esta situação. À medida que os níveis de dióxido de carbono aumentam nos alvéolos pulmonares e na circulação você pode experimentar dores de cabeça, confusão, respiração acelerada e até falta de ar.

Estes sintomas são um aviso de que você esta fazendo muito esforço, portanto pare, descanse e assuma uma respiração lenta e profunda.

Quanto mais fundo você mergulha mais denso é o gás que você respira (lembre-se da lei de Boyle que diz que o volume de um gás é inversamente proporcional a pressão).  Quanto mais fundo maior a pressão, portanto menor o volume e mais denso o ar que você respira. Mais facilmente você pode se cansar em excesso e mais tempo você levara para se recuperar.

Alem disso o dióxido de carbono parece contribuir significativamente para a narcose por gás, tornando uma hipercapnia uma preocupação ao realizar mergulhos profundos.

Se não for controlado o elevado nível de dióxido de carbono pode eventualmente levá-lo a perder a consciência o que obviamente pode levar um mergulhador a perder o bocal de seu regulador e até se afogar, de forma que é importante evitar a hipercapnia e caso você experimente os sintomas que citei acima, lembre-se. Pare, descanse e volte a respirar, lenta e profundamente.