Curso de Resgate (PADI Rescue Diver)

A atividade de mergulho promove sensações diferentes em cada praticante, e na maioria das vezes queremos que os demais experimentem o que sentimos. Por isso falamos muito nas saídas de mergulho, nas conversas sobre os assuntos relacionados e até mesmo quando não estamos mergulhando!

Da mesma forma que conversamos com os outros, as vezes acabamos agindo ou fazendo, e é nessa vontade que nasce o desejo de ajudar. No início, quando acabamos o curso básico, somos muito ajudados. Quando essa fase de iniciante passa e adquirimos mais conhecimento, passamos a fazer mais pelos demais, seja calçar uma nadadeira, configurar uma mangueira que está solta ou prender melhor o cinto de lastro.

Dessas ações simples podem surgir necessidades mais complexas, que vão exigir mais conhecimento para que o auxílio seja melhor prestado e principalmente para que você não se coloque em risco. O curso de resgate é formatado para que você saiba como agir na maioria dos casos relacionados a atividade de mergulho, utilizando equipamentos apropriados, técnicas com eficácia comprovada e estimulando o planejamento da ação antes de colocar tudo em prática. Um curso que sempre é animado devido aos simulados que são propostos, realizados com calma, seriedade e de acordo com o condicionamento físico de cada um. A InAcqua sempre inova em seus simulados, gerando novas situações e novos cenários! Não precisamos ser atletas para ajudar ou de um condicionamento físico exemplar. Precisamos que a vontade em ajudar seja executada de maneira segura!

Entre aulas teóricas e práticas em piscina e no mar, o curso é constituído por 26 horas de instrução. Que funcionam da seguinte forma:

  • As aulas teóricas acontecem em nossa base - Rua da Alfândega, número 112, sobreloja, Centro, Rio de Janeiro. O ambiente é totalmente equipado para lhe oferecer o maior conforto. Lá são ministradas duas aulas teóricas, cada uma com duração de três horas. A carga horária é de 6 horas;
  • As aulas práticas na piscina são realizadas durante um dia de um fim de semana no Botafogo de Futebol e Regatas, localizado na Avenida Repórter Nestor Moreira, s/n, Botafogo, Rio de Janeiro (Sede Mourisco - junto a churrascaria Fogo de Chão). Elas desenvolvem habilidades de resgate de mergulhadores cansados ou em pânico, técnicas de auto resgate e como auxiliar pessoas a partir da superfície ou da embarcação. Consideramos esta etapa fundamental na formação do mergulhador, onde praticamos em ambiente apropriado, com profundidade suficiente para a o controle da flutuabilidade e se deslocar com conforto. A carga horária é de 6 horas;
  • As aulas práticas no mar ocorrem no fim de semana seguinte às de piscina, em Cabo Frio ou Angra dos Reis. As saídas são realizadas com operadoras de mergulho em embarcações próprias para a atividade. Você se hospeda de sexta a domingo (café da manhã incluso) e realiza quatro mergulhos com instrução. Lembre-se que tanto a hospedagem como os mergulhos de formação já estão inclusos no valor do curso! A carga horária é de 14 horas.

No ato da inscrição, você receberá um kit completo de estudo, contendo manual do curso, DVD e folhas de resposta. É fundamental ler o manual, assistir ao DVD e preencher as folhas de resposta referente à seção teórica antes do início de cada aula. Por isso, realize a inscrição até três dias antes do curso começar, para que haja tempo hábil de preparar as primeiras atividades de estudo - elas devem ser apresentadas já no primeiro dia de aula!

Ao final do treinamento, você receberá um diploma e uma carteira internacional de mergulhador resgatador recreativo autônomo PADI.

Esta formação é geralmente ministrada em conjunto com o Curso de Primeiros Socorros. Caso você não tenha esta certificação, nos solicite mais informações!

 

Para os que já são mergulhadores de resgate, fiquem atentos a nossa agenda e participem dos Encontros de Segurança que a InAcqua promove para colocar seus conhecimentos em prática, renovar suas habilidades, conhecer sobre novos padrões e fazer parte dos simulados especiais que são propostos para este evento!

 

Observações:

  • As aulas teóricas normalmente são realizadas de terça a quinta, no período da noite (18:30h às 21:30h) ou conforme agendamento prévio;
  • O programa de cursos pode ser flexibilizado de acordo com a necessidade da escola e dos alunos.

Equipamentos necessários para fazer o curso (o aluno deve possuir):

  • Uma carretilha (tipo spool);
  • Uma pocket mask.

Nossos instrutores lhe ajudarão a escolher cada equipamento necessário. Na primeira aula teórica já serão passadas todas as informações necessárias para a aquisição deles.

Para mais informações entre em contato através do telefone (21 3064-8676), visite nossa página no Facebook ou nos envie um e-mail!